Espanhol foi o idioma que mais se ouviu pelas exposições do Museu da Vida na tarde deste sábado (9 de julho). Nove países estavam representados pelo grupo composto por mais de 20 participantes de uma Experiência Vivencial que a Pastoral da Criança está promovendo em Curitiba (PR), desde o dia 2 de julho. E a atividade deste final de semana era acompanhar uma Celebração da Vida no Museu.
O exercício ficou completo com a presença de voluntários e famílias das comunidades Fonte Nova e São Sebastião, ligadas à Paróquia Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, e também da comunidade Santa Mônica, da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. E o lanche para a confraternização contou com muitas frutas – uma colaboração da rede de bancos de alimentos Mesa Brasil SESC, mais um parceiro do Museu da Vida.
Soma de aprendizados, experiências e culturas
Os visitantes estrangeiros são agentes pastorais, reliososos e profissionais dispostos a fortalecer a atuação junto à infância, em suas instituições, pelas terras de El Salvador, Bolívia, Nicarágua, México, Haiti, Venezuela, Paraguai, Colômbia, Equador e Costa Rica. Para isso, estão recebendo uma capacitação baseada no Guia do Líder da Pastoral da Criança e tendo a oportunidade de acompanhar, na prática, a metodologia de trabalho dos voluntários.
Neste sábado, depois de uma palestra sobre “Crianza con Ternura”, com Anna Christine Grellert (assessora regional na área de desenvolvimento da infância, da World Vision da América Latina e do Caribe), eles vieram até o Museu, para aprender mais e se divertir. Teve até ciranda na Rua do Brincar, aproveitando o dia de sol.
O grupo foi acompanhado pela equipe de mediadores do Museu. Com bom humor e boa vontade, português e espanhol se misturaram e prevaleceu a linguagem da solidariedade e da vontade de levar vida em abundância para cada vez mais crianças.