Pula, corre, joga bola. Descansa. Corre de novo, cria uma história. Salta um obstáculo. As crianças têm uma imaginação fértil, são capazes de criar uma história e brincadeiras a partir de poucos objetos, ou mesmo em um espaço pequeno. Faltando poucos dias para o início das Olimpíadas no Rio de Janeiro, no dia 5 de agosto, o sonho de tornar-se um jogador de futebol, uma jogadora de basquete ou participar de uma prova de ciclismo não parece tão distante.
Pensando em tratar as duas questões, o Museu da Vida está com uma nova exposição aberta: “O brincar e as Olimpíadas”. A mostra aborda os benefícios do brincar no desenvolvimento infantil, como isso pode influenciar na descoberta de novos atletas e discute a realização do evento no Brasil.
Algumas das modalidades de esportes previstas na competição foram transformadas em brincadeiras no Museu. Corrida, arremesso, marcha atlética e levantamento de peso são algumas atividades que estão disponíveis aos visitantes, até àqueles que não são muito fortes – os pesos, por exemplo, são de isopor para todo mundo poder brincar.
Os recursos destinados ao evento também fazem parte das reflexões propostas pela exposição. Para conhecer a mostra, basta comparecer ao Museu da Vida, das 8h às 19h. O espaço abre todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados, e fica na Rua Jacarezinho, 1691, bairro Mercês, em Curitiba.
Assista a reportagem da Rede Católica de Televisão na abertura da exposição.