“Dra. Zilda: uma vida dedicada à infância”. Esse é o nome da mais nova exposição sobre a fundadora da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, inaugurada em sua cidade natal – Forquilhinha, Santa Catarina. O espaço foi organizado na Casa Mãe Helena, local que também é utilizado como sede de atividades da Pastoral da Criança.
“A cidade é cenário dos relatos das memórias de infância da médica, de modo que sua história e a de sua família se confundem com as origens da própria cidade. Nascida em 1934, Zilda Arns foi contemporânea ao início do desenvolvimento da localidade, tendo, por exemplo, estudado na segunda escola criada no local”, explica o texto de introdução da exposição, de autoria da museóloga Ariane Azambuja.
Aquarelas do artista plástico curitibano Fabiano Vianna ajudam a contar a infância da médica, descendente de alemães. Brinquedos do Museu da Infância e trechos do livro escrito pela própria Dra. Zilda Arns Neumann também compõem a narrativa sobre esta etapa de sua vida, no início do século XX. Já a segunda parte da mostra retrata a carreira à frente da Pastoral da Criança e a rotina cheia de viagens às comunidades acompanhadas e atividades Brasil afora, a partir de fotografias de Jader da Rocha. Quem visitar a exposição poderá, ainda, conhecer melhor o trabalho que é realizado pela Pastoral da Criança até hoje.
“Receberemos grupos, ou escolas que tenham interesse em prestigiar. Todo público é bem-vindo”, ressaltou Lílian Arns Topanotti, secretária de Ação Social da cidade, em matéria do portal Forquilhinha Notícias.
Uma história que merece ser preservada
Quando Memorial Dra Zilda ainda estava no papel e o projeto do Museu da Vida estava em desenvolvimento, já existia a ideia de montar um espaço expositivo também em Forquilhinha. Um lugar que pudesse preservar ainda mais a história,
com ênfase na infância vivida pela pediatra na cidade. A partir de uma iniciativa da administração municipal de Forquilhinha, em parceria com o Museu da Infância, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), e a
equipe do Museu da Vida, foi possível levar a proposta adiante.
Serviço
Casa Mãe Helena
Alameda Felipe Arns, 300
Centro – Forquilhinha (SC)
A exposição está aberta ao público desde o dia 12 de outubro. Para agendar visita e saber mais informações, você pode entrar em contato pelo telefone (48)3463-4500.