Recentemente Lukas Hommel, 5 anos, virou notícia ao ajudar os refugiados. Com uma placa escrita “Bem-vindos”, ele recepcionava os exilados na Estação Central de Munique. Ele, que vive na Alemanha com a mãe brasileira, Denise Talarico Hommel, mostrou que é preciso muito pouco para ajudar a quem precisa: apenas boa vontade. Ao ver uma foto dos refugiados, o menino se comoveu com a situação e decidiu ajudar a sua maneira, doando brinquedos as crianças que chegam, muitas vezes sem nada, ao seu país.
A história de Lukas emociona pelo gesto de uma criança tão nova e tão preocupada com as necessidades do próximo. Mas a atitude do menino não é única. Apesar de pouco divulgado, o protagonismo de crianças e adolescentes acontece e é estimulado em muitos lugares do Brasil. Nas conferências dos Direitos, por exemplo, a participação dos adolescentes nas discussões já é uma realidade, e a proposta é que as crianças também expressem suas opiniões nestes espaços.
A Fundação Casa Grande é outra amostra de como a participação das crianças na tomada de decisões é importante e válida. Em meados de setembro, o II Seminário Criança e sua Participação na Cidade reuniu diversas entidades que atuam com crianças como protagonistas para pensar como este público pode colaborar no pensamento de uma cidade participativa e democrática.
Brincadeira de criança
Mas como estimular uma criança para que ela faça de sua vivência, um espaço de protagonismo? O primeiro passo para isso pode ser o brincar. O adulto deve oportunizar à criança espaços de convivência onde ela possa criar, dar a sua opinião. E a brincadeira cria essa oportunidade. É através dela que a criança estimula sua criatividade, cria laços, socializa e tem contato com a diversidade. Por este motivo, é importante o adulto não impor suas opiniões, mas respeitar as da criança.
No dia 11 de outubro, o “Vamos Brincar no Museu da Vida?” vai promover um Show de Talentos com as crianças que vierem ao espaço. Desde a construção de brinquedos até pequenas peças de teatro de fantoches, passando por pequenas apresentações, tudo vai ter a criança como protagonista. “Considero que precisamos resgatar espaço para que as crianças possam brincar livremente, porque isso significa ela ter oportunidade para explorar o mundo que a rodeia”, explica a coordenadora do Museu da Vida e assistente técnica de desenvolvimento infantil da Pastoral da Criança, Ir. Veroni Medeiros.
“A criação, o debate, a opinião e até mesmo as divergências são importantes para o desenvolvimento da criança. Tudo isso colabora para que ela aprenda a resolver seus conflitos e amadurecer”, lembra a coordenadora da ação Brinquedos e Brincadeiras, Erica Hobold. A ação promovida pela Pastoral da Criança estimula o reconhecimento do brincar como um espaço de troca de conhecimento e de desenvolvimento infantil. Para algumas crianças do Brasil, essa é uma das poucas oportunidades onde eles podem ser protagonistas, infelizmente.
Serviço:
“Vamos Brincar no Museu da Vida?” - Show de talentos
Dia: 11 de outubro, a partir das 14h
Local: Museu da Vida - Rua Jacarezinho, 1691, Mercês, Curitiba/PR
Entrada gratuita.