A gruta que fica na Trilha do Bosque, no Museu da Vida, teve um importante momento de espiritualidade na manhã desta sexta-feira (17 de abril), com a cerimônia de entronização de uma imagem de Nossa Senhora das Graças. Estavam presentes representantes da coordenação nacional da Pastoral da Criança (CNPC) e dos estados do Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul e São Paulo (participantes da capacitação que ocorre mensalmente em Curitiba para novos coordenadores e padres assessores).
Padre Duane Roy (OSB) foi quem conduziu a celebração. “Foi muito agradável. Fizemos uma caminhada rezando, levando a Bíblia, velas e flores. Cantamos evocando o Espírito Santo e finalizamos abençoando a imagem de Nossa Senhora das Graças. Também fizemos uma reflexão sobre o Evangelho do dia”, contou o Pe. Roy – que é natural dos Estados Unidos, está no Brasil desde 1971 e hoje atua na Paróquia São Bento, Priorado São José, no município de Mineiros, pertencente à Diocese de Jataí (GO).
“Com fé e entusiasmo, abençoou a imagem, a trilha e as pessoas que estavam presentes. No Evangelho, Jesus nos adverte para passar para a outra margem do lago e realizou o milagre dos cinco pães e dois peixes. Na partilha, toda população foi alimentada e ainda restauram muitos cestos de alimentos”, observou Ir. Veroni Medeiros, que faz parte da equipe técnica da área de desenvolvimento infantil da Pastoral da Criança e também da equipe do Museu da Vida.
Ligação com Nossa Senhora das Graças
Dr. Nelson Arns Neumann, coordenador nacional adjunto da Pastoral da Criança, explica que a escolha de Nossa Senhora das Graças para estar na gruta tem ligação com o fato de ser a santa de devoção das Irmãs Vicentinas, que foram responsáveis pelo Lar das Meninas, desde a inauguração do prédio que hoje abriga a coordenação nacional da Pastoral da Criança e exposições do Museu da Vida. Também por ser a padroeira do Hospital Nossa Senhora das Graças, no bairro Mercês, na vizinhança do espaço.
“A Dra. Zilda, que foi estagiária de medicina no Hospital Nossa Senhora das Graças, aqui perto, através das Irmãs Vicentinas, também era devota de Nossa Senhora das Graças, carregando sempre a Medalha Milagrosa. Muitos da Pastoral da Criança, especialmente nos momentos de dificuldade, receberam das mãos da Dra. Zilda esta medalhinha, que inclusive foi encontrada com ela entre os escombros do Haiti”, recorda Dr. Nelson. Esta medalha faz parte da exposição do Memorial Dra. Zilda, no Museu.
Na época em que estas irmãs moraram no espaço, elas não tinham uma imagem desta santa para deixar na gruta, apenas uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes.
Histórico de imagens
Por conta da inauguração do Museu da Vida, em dezembro, e da preparação para a Celebração Dra. Zilda, em janeiro, foi colocada na gruta uma imagem emprestada pela Dra. Thereza Kaiser, assistente técnica da CNPC. Posteriormente, foi substituída por outra imagem cedida pela família da Ir. Vera Lúcia Altoé, coordenadora nacional da Pastoral da Criança.
Inspirados pela missa de abertura da Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que contou com a presença de todos os bispos brasileiros, neste mês em Aparecida (SP), o Conselho Diretor da Pastoral da Criança e a Ir. Vera Lúcia escolheram a nova imagem de Nossa Senhora das Graças, que foi posicionada nesta sexta-feira.