Muita gente chegou ao Museu da Vida na tarde deste domingo (26), Dia dos Avós, cheia de casacos, cachecóis, e se escondendo do frio. Depois de meia hora no local, correndo, pulando corda, entre outras atividades, o que mais se via eram os casacos empilhados no braço dos avós que se dividiam entre segurar as peças, bambolear corda e dar uma força aos netos para acertar o alvo. Na data dedicada a eles, o Museu da Vida preparou um dia especial para celebrar essa presença tão especial na vida das crianças.
Cerca de 70 pessoas, entre crianças e adultos, passaram pelo Museu da Vida neste domingo. Gabriela, neta de Shirley e Irineu Santos, disse que estava passando o dia com eles para comemorar a data. Entre as várias atividades, contou que não conhecia o Museu e que gostou “mais de desenhar no chão”, enquanto era observada atentamente pelo casal. Para a avó, Shirley, o Dia dos Avós é um reconhecimento. “Acho bacana, porque tem data pra tudo: Dia das Mães, dos Pais, dos Namorados... Os avós merecem também”. Para Irineu, a atenção dos mediadores ao público foi essencial para uma tarde agradável no Museu da Vida.
Brincadeiras e homenagens
E eram os mediadores que, logo na entrada, preparavam uma surpresa para os avós: as crianças podiam gravar mensagens na TV Mágica – que serão transformadas em um vídeo a ser disponibilizado na fanpage do Museu da Vida – e, em seguida, eram levadas até um espaço no bosque onde podiam fazer cartões dedicados à data. Depois, os avós eram convidados a passear pela trilha do bosque e ver as mensagens.
Para Iria Cristina da Silva, o bosque foi um dos lugares mais interessantes: “tanta área verde é um espaço muito bom para as crianças”, afirmou. Apesar de não poder correr e pular com a neta, por ter feito uma cirurgia nas pernas, Iria afirmou que deve voltar em outras datas. “Se pudesse, eu iria brincar com ela. É o que mais gosto de fazer. (...) Acho ótimo ter mais uma opção no domingo, os parques estão todos cheios”, relata.
Tempo de qualidade entre crianças, seus pais e avós
Para a coordenadora do Museu da Vida, Irmã Veroni Medeiros, a presença e o envolvimento dos avós nas atividades fez desse um evento especial. Ela afirma que o objetivo da ação foi alcançado: “Me alegrou muito a presença dos avós que participaram intensamente, visitando a trilha do bosque, contando histórias para os netos e participando do chá. Esse era o objetivo: congregar pessoas”.
Além das brincadeiras e homenagens, um espaço com sofá e manta da vovó, chá e bolo foi preparado para os visitantes. Quem ficou na vontade e não participou do “Vamos Brincar no Museu da Vida?” - especial Dia dos Avós pode se preparar para a próxima edição do evento, no dia 30 de agosto, a partir das 14h. E para quem não quer esperar tanto tempo, o Museu da Vida fica aberto todos os dias, incluindo fins de semana e feriados, das 8h às 19h.
Veja a cobertura do evento: