Em junho, a Pastoral da Criança celebrou 30 anos de atuação no Pará. Esta comemoração, contou com a presença da Ir. Vera Lúcia Altoé, coordenadora nacional, que voltou de Belém trazendo na bagagem um presente do estado para o Museu da Vida.
É uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do Pará. “Aqui, ela desperta uma grande devoção ao povo paraense, que manifesta a fé na Virgem de Nazaré, Mãe de Jesus e de todos nós. Todos os anos, no segundo domingo de outubro, acontece uma grande romaria, na qual participam milhões de fieis que, pelas ruas da capital, pedem bênçãos a Deus por sua intercessão, louvam e agradecem as graças recebidas”, conta Ir. Maria Lucidrene Silva do Carmo, coordenadora estadual da Pastoral da Criança.
Manto personalizado
Na imagem recebida, chama a atenção o manto personalizado, contendo a bandeira do Pará, o logo da Pastoral da Criança e citando o Museu. Esse manto foi idealizado por Ir. Veneranda Alencar (ex-cordenadora estadual, que agora integra a equipe da coordenação nacional em Curitiba) e por Ir. Lucidrene. E foi confeccionado por Irmã Tatiane Marceline (que aparece na foto ao lado), da Congregação das Irmãs Missionárias de Santa Teresinha.
Para Ir. Lucidrene, o envio da imagem para o Museu da Vida, nesta época de comemoração do voluntariado no Pará, “é como um gesto de agradecimento à Virgem Maria, Mãe de Jesus, que com certeza foi a primeira líder. E, atualmente, sob o título de Nossa Senhora de Nazaré, cuida, acompanha e intercede a Deus junto a seu filho, Jesus, pelos líderes voluntários, coordenações e famílias acompanhadas na imensidão das terras e águas paraenses. Agradecemos a ela tantas bênçãos alcançadas por nós, que a chamamos carinhosamente de Rainha da Amazônia, Padroeira dos Paraenses”.
“Que Nossa Senhora de Nazaré continue abençoando o Pará e todo o nosso Brasil, fortalecendo ainda mais nossas lideranças para buscar vida em abundância para todas as crianças”, desejou Ir. Vera Lúcia.