Zilda iniciou seus estudos do Ginásio (Ensino Fundamental II) no Colégio Divina Providência, situado na Rua do Rosário, centro de Curitiba, dirigido pelas irmãs alemãs da Divina Providência. Tradicional e rígido, o colégio exigia de suas alunas extrema dedicação e asseio, inclusive com o uniforme escolar.
No livro Depoimentos Brasileiros, Zilda conta como era complicado o trajeto de sua casa até o colégio em dias de chuva: “Subíamos, Zélia e eu, algumas quadras a pé até chegar à Maternidade Victor Ferreira do Amaral, na rua Iguaçu, onde pegávamos o bonde. Em dias de chuva, por causa do barro, deixávamos os sapatos e meias sujos debaixo de um arbusto e trocávamos por limpos, para não haver problemas.” (ARNS, 2003, p.30).
Foi no colégio Divina Providência que Zilda jogava e se exercitava nas partidas de vólei, sendo selecionada para o time oficial do colégio, ganhando por dois anos consecutivos o torneio estadual. No último ano do curso científico (Ensino Médio), Zilda estudava no Colégio Sagrado Coração de Jesus e por esse também foi selecionada para o time oficial de vólei, sendo campeã estadual pela terceira vez.
Para mais informações acesse nosso código de acervo clique aqui.
Conte uma história sobre este link clicando aqui.
REFERÊNCIAS:
Pastoral da Criança. Dra Zilda: vida plena para todas as crianças. Curitiba, 2014.
Zilda Arns Neumann. Depoimentos Brasileiros. Belo Horizonte: Editora Leitura; 2003.
Otília Arns. Zilda Arns: A tragetória da médica missionária. Curitiba: Editora e Livraria do Chain; 2010.