Pampa
O Pampa é o único bioma presente em apenas um estado brasileiro, ocupando 63% do território do Rio Grande do Sul, parte do Uruguai e da Argentina.
A vegetação é composta por herbáceas que variam de 10 a 50 cm de altura. Formando, quando vista de longe, um imenso tapete verde. Uma das habitantes do Pampa é a Ema, a maior ave da América do Sul, chegando a medir 1,50 metros e pesar até 25 quilos. A espécie está na lista dos animais ameaçados de extinção.
A principal atividade econômica da região é a pecuária extensiva, com destaque para a criação de bois e ovelhas. E também, a prática agrícola de monocultura.
Clima: Clima temperado
Temperatura média: 18ºC
Área: 176.496 km²
Brasil: 2,07% do território brasileiro
População: 2,6 milhões de habitantes
Curiosidade: O Pampa é o único bioma presente em apenas um estado brasileiro, ocupando 63% do território do Rio Grande do Sul, parte do Uruguai e da Argentina.
A vegetação é composta por herbáceas que variam de 10 a 50 cm de altura. Formando, quando vista de longe, um imenso tapete verde.
Uma das habitantes do Pampa é a Ema, a maior ave da América do Sul, chegando a medir 1,50 metros e pesar até 25 quilos. A espécie está na lista dos animais ameaçados de extinção.
A principal atividade econômica da região é a pecuária extensiva, com destaque para a criação de bois e ovelhas. E também, a prática agrícola de monocultura.
Amazônia
A Amazônia é o maior bioma brasileiro e a maior floresta tropical do mundo. Possui papel fundamental na regulação climática de todo o Brasil, uma vez que a umidade produzida pela vegetação por meio da evapotranspiração é transportada para todo o país e todo o continente sul-americano.
A Amazônia é considerada a maior reserva de diversidade biológica do mundo. Existem 1.300 espécies de aves, constituídas por araras, papagaios, periquitos, tucanos, entre outros. A flora é composta por espécies de grande porte e folhas largas. Além disso, ela é perene, ou seja, permanece verde durante todo o ano, sem perder as folhas no outono.
Clima: equatorial úmido
Temperatura média: 22 – 28ºC
Área: 4.196.943 km²
Brasil: 49,29% do território brasileiro
População: 24 milhões de habitantes
Curiosidade: A Amazônia é o maior bioma brasileiro e a maior floresta tropical do mundo. Possui papel fundamental na regulação climática de todo o Brasil, uma vez que a umidade produzida pela vegetação por meio da evapotranspiração é transportada para todo o país e todo o continente sul-americano.
A flora é composta por espécies de grande porte e folhas largas. Além disso, ela é perene, ou seja, permanece verde durante todo o ano, sem perder as folhas no outono.
A Amazônia é considerada a maior reserva de diversidade biológica do mundo. Existem 1.300 espécies de aves, constituídas por araras, papagaios, periquitos, tucanos, entre outros.
A bacia amazônica é a maior bacia hidrográfica do mundo, responsável por 20% da vazão de água de todos os rios da Terra.
Pantanal
O Pantanal é a maior planície inundável do mundo e possui a maior concentração de animais por quilômetro quadrado das Américas. Conta com mais de 3.500 espécies de plantas. Entre elas, os Aguapés que fornecem abrigo para os pequenos animais aquáticos em meio às suas raízes.
Entre as 656 espécies de aves catalogadas no Pantanal, estão a Arara-azul-grande e o Tuiuiú, ave símbolo do bioma. As asas abertas de um tuiuiú podem chegar a 2 metros de largura.
Clima: Tropical úmido
Temperatura média: 24ºC
Área: 150.355 km²
Brasil: 1,76% do território brasileiro
População: Mais de 1 milhão de habitantes
Entre as 656 espécies de aves catalogadas no Pantanal, estão a Arara-azul-grande e o Tuiuiú, ave símbolo do bioma. As asas abertas de um tuiuiú podem chegar a 2 metros de largura.
Curiosidade: O Pantanal é a maior planície inundável do mundo e possui a maior concentração de animais por quilômetro quadrado das Américas.
O Pantanal conta com mais de 3.500 espécies de plantas. Entre elas, os Aguapés que fornecem abrigo para os pequenos animais aquáticos em meio as suas raízes.
A Onça-pintada é o maior felino das Américas, podendo pesar até 150 quilos. Considerada uma excelente nadadora e caçadora, habita as margens do rio Paraguai, no Pantanal.
Entre as 656 espécies de aves catalogadas no Pantanal, estão a Arara-azul-grande e o Tuiuiú, ave símbolo do bioma. As asas abertas de um tuiuiú podem chegar a 2 metros de largura.
Mata Atlântica
Considerada a segunda maior floresta do país em extensão, a Mata Atlântica é o bioma mais ameaçado. Menos de 10% da vegetação nativa permanece preservada e está disposta de maneira fragmentada ao longo da costa brasileira.
Em 1993, um estudo identificou que a floresta possuía a maior diversidade de árvores do mundo, 450 espécies em um único hectare. A Mata Atlântica é habitat de quatro espécies de mico-leão, entre eles está o mico-leão-dourado, espécie ameaçada de extinção e símbolo da luta pela conservação da diversidade biológica.
Clima: tropical e subtropical úmido
Temperatura média: 15-21ºC
Área: 1.110.182 km²
Brasil: 13,04% do território brasileiro
População: 120 milhões de habitantes.
Curiosidade: Considerada a segunda maior floresta do país em extensão, a Mata Atlântica é o bioma mais ameaçado. Menos de 10% da vegetação nativa permanece preservada e está disposta de maneira fragmentada ao longo da costa brasileira.
Ambientes Costeiros
A zona costeira é um mosaico de ecossistemas, com características regionais e únicas, encontrados ao longo do litoral brasileiro. Sua preservação é de extrema importância por conta de seu potencial ecológico e ambiental.
O manguezal é um dos principais ecossistemas da costa brasileira. Muito utilizado para a procriação e crescimento de filhotes de vários animais, rota migratória de aves e alimentação de peixes.
Alguns animais ameaçados de extinção, como a Tartaruga marinha, refugiam-se nas águas do litoral brasileiro.
Clima: Tropical úmido ou litorâneo e subtropical
Temperatura média: 12 - 28ºC
Brasil: 8.000 km – Extensão ao longo da costa brasileira
Curiosidade: A zona costeira é um mosaico de ecossistemas, com características regionais e únicas, encontrados ao longo do litoral brasileiro. Sua preservação é de extrema importância por conta de seu potencial ecológico e ambiental.
O manguezal é um dos principais ecossistemas da costa brasileira. Muito utilizado para a procriação e crescimento de filhotes de vários animais, rota migratória de aves e alimentação de peixes.
Alguns animais ameaçados de extinção, como a Tartaruga marinha, refugiam-se nas águas do litoral brasileiro.
Bilhões de toneladas de lixo são jogados nos oceanos todos os anos e podem ser encontrados no meio dos mares e em áreas remotas.
Caatinga
A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro e 80% de sua cobertura original foi deteriorada pela ação do homem.
A vegetação da Caatinga é caracterizada pelas raízes especiais e pela presença de espinhos nas cactáceas, que auxiliam no armazenamento de água. Os animais, assim como as plantas, precisam se adaptar às condições climáticas para sobreviverem. Um exemplo são os anfíbios, que se escondem durante a seca e saem quando as chuvas começam
Clima: Tropical semiárido
Temperatura média: 27-29ºC
Área: 844.453 km²
Brasil: 9,2% do território brasileiro
População: 27 milhões de habitantes
Curiosidade: A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro e 80% de sua cobertura original foi deteriorada pela ação do homem.
A vegetação da Caatinga é caracterizada pelas raízes especais e pela presença de espinhos nas cactáceas, que auxiliam no armazenamento de água.
Os animais, assim como as plantas, precisam se adaptar às condições climáticas para sobreviverem. Um exemplo são os anfíbios, que se escondem durante a seca e saem quando as chuvas começam.
Um fruto bastante apreciado na Caatinga é o umbu, que serve de alimento para o gado e para o ser humano, que costuma utilizá-lo na produção de doces típicos.
Engrenagem: Seu impacto em um dia
Você sabe qual é o seu impacto ao meio ambiente em um dia?
Você já parou para pensar que a forma como vivemos deixa marcas no meio ambiente? É isso mesmo, nossa caminhada pela Terra deixa “pegadas”, que podem ser maiores ou menores, dependendo de como caminhamos. De certa forma, essas pegadas dizem muito sobre nós!
Para calcular sua pegada ecológica, você pode entrar no site da WWF Brasil (http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/especiais/pegada_ecologica/sua_pegada/) e ver qual o impacto dos seus hábitos de consumo sobre o planeta.
Adotar estilos de vida mais equilibrados e amigáveis com o meio ambiente é fundamental para o planeta. Há muitas coisas que você pode fazer no seu dia-a-dia, basta ter disposição e prestar atenção no caminho. O planeta e a vida agradecem!
ÁGUA
1 pessoa = aproximadamente 200 litros por dia
Escovar os dentes = 2 litros
Banho de 15 minutos = 135 litros
Descarga no banheiro = 20 litros
Lavar a louça = 15 litros
Lavar roupa = 16 litros
Água para beber = 2 litros
Preparo de alimento = 5 litros
Limpeza da casa = 5 litros
1 família de 5 pessoas = 1000 litros
Curitiba, com aproximadamente 1.751.907 habitantes (dados de 2010) = 350.381.400 litros de água por dia
Essa quantidade de água é suficiente para encher 127 piscinas olímpicas por dia!
LIXO
1 pessoa = aproximadamente 1,4 kg por dia
1 família de 5 pessoas = 7 kg
Curitiba, com aproximadamente 1.751.907 habitantes = 2.452.670 kg de lixo por dia
Esse valor é equivalente ao peso de 521 elefantes!
Cerrado
O Cerrado é considerado a área de savana mais rica do mundo, devido a sua grande biodiversidade e, também, o bioma mais ameaçado do Brasil, uma vez que apenas 3% de sua área é protegida por unidades de conservação ou reservas.
Possui uma vegetação com árvores e arbustos de pequeno porte, troncos retorcidos, casca grossa e raízes profundas. A fauna é diversificada, com cerca de 320.000 espécies de animais. Entre eles, os insetos têm posição de destaque, são 90.000 espécies.
O bioma é conhecido como o “berço das águas”, já que nele nascem os rios que abastecem três importantes aquíferos e seis grandes bacias hidrográficas brasileiras.
Clima: Tropical sazonal de inverno seco
Temperatura média: 22-23ºC
Área: 2.036.448 km²
Brasil: 23,92% do território brasileiro
O Cerrado possui uma vegetação com árvores e arbustos de pequeno porte, troncos retorcidos, casca grossa e raízes profundas. População: 22 milhões de habitantes.
Curiosidade: O Cerrado é considerado a área de savana mais rica do mundo, devido a sua grande biodiversidade e, também, o bioma mais ameaçado do Brasil, uma vez que apenas 3% de sua área é protegida por unidades de conservação ou reservas.
O Cerrado possui uma vegetação com árvores e arbustos de pequeno porte, troncos retorcidos, casca grossa e raízes profundas.
A fauna é diversificada, com cerca de 320.000 espécies de animais. Entre eles, os insetos têm posição de destaque, são 90.000 espécies.
O bioma é conhecido como o “berço das águas”, já que nele nascem os rios que abastecem três importantes aquíferos e seis grandes bacias hidrográficas brasileiras.
O Cerrado possui uma vegetação com árvores e arbustos de pequeno porte, troncos retorcidos, casca grossa e raízes profundas.
Horta Orgânica
Cultivar uma pequena horta orgânica possibilita o acesso a alimentos de qualidade, aproxima as pessoas da natureza e protege o meio ambiente. O contato com a terra proporciona bem-estar para quem cuida e ainda contribui para a educação nutricional das crianças.
Observe as frutas, verduras e legumes da nossa horta. Encontramos uma enorme variedade de cores não é mesmo? Verde, amarelo, laranja, branco, roxo, vermelho... Cada cor representa a predominância de um nutriente diferente. Entenda porque quanto mais colorida a refeição melhor.
Alimentos brancos:
São as melhores fontes de cálcio e de potássio. Estes minerais contribuem na formação e na manutenção dos ossos, ajudam na regulação dos batimentos cardíacos, são fundamentais para funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.
São exemplos de alimentos brancos: aipim, alho, cebola, couve-flor, graviola, inhame, nabo, entre outros.
Alimentos vermelhos:
Possuem licopeno, uma substância antioxidante que evita os danos nas células do corpo (retardam o envelhecimento). Também é um forte protetor contra o câncer de próstata.
São exemplos de alimentos vermelhos: acerola, cereja, goiaba vermelha, maçã, melancia, morango, pimenta, tomate, entre outros.
Alimentos amarelos/ alaranjados:
São ricos em betacaroteno, vitamina C, B3 e ácido clorogênico. Essas substâncias auxiliam na saúde da pele, cabelos e visão. Mantêm o sistema nervoso saudável, ajudam a prevenir o câncer e proteger o coração, auxiliam na resistência contra diarreia, doenças respiratórias e sarampo.
São exemplos de alimentos amarelos/ alaranjados: abacaxi, abóbora, batata, caju, carambola, cenoura, laranja, mamão, manga, maracujá, pêssego, entre outros.
Alimentos arroxeados:
Além de ricos em vitamina C e do complexo B, possuem antocianina, um flavonóide que protege o corpo de infecções. São importantes para a circulação sanguínea, controle da pressão e colesterol. Também combatem os radicais livres (retardam o envelhecimento) e até a obesidade.
São exemplos de alimentos arroxeados: alcachofra, ameixa preta, berinjela, beterraba, lichia, mirtilo, repolho roxo, uva roxa, entre outros.
Alimentos verdes:
Os alimentos de cor verde contêm clorofila, ferro e vitamina A. Essas substâncias possuem os seguintes efeitos: desintoxicam as células, inibem a ação danosa dos radicais livres, evitam fadiga mental, auxiliam na produção de glóbulos vermelhos do sangue, auxiliam na defesa do organismo e previnem certos tipos de câncer.
São exemplos de alimentos verdes: abacate, abobrinha, alface, chuchu, kiwi, pepino, repolho, uva verde, vagem, entre outros.
Alimentos marrons:
Ricos em fibras, vitaminas do complexo B, vitamina E e minerais, como magnésio, zinco e selênio. Tais substâncias e nutrientes melhoram o funcionamento do intestino, combatem a ansiedade e a depressão, previnem o câncer e doenças do coração.
São exemplos de alimentos marrons: amendoim, castanhas, feijão, lentilha, nozes, pinhão, soja, trigo, entre outros.
Estação de Sustentabilidade Museu da Vida
Estação de Sustentabilidade Museu da Vida
A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença. Uma das mais importantes é a reciclagem, uma atividade que deve ter início em casa, através da coleta seletiva.
Essa é a alternativa que mais contribui com o meio ambiente, já que reduz a extração dos recursos da natureza, poupa água e energia, além de contribuir com a diminuição do volume de lixo enviado para os aterros sanitários.
Buscando aperfeiçoar a coleta seletiva e envolver os cidadãos na gestão dos resíduos sólidos, a Prefeitura Municipal implantou as Estações de Sustentabilidade em alguns bairros de Curitiba, o local foi preparado para entrega voluntária de resíduos por moradores da cidade.
Você já pensou em como fazer sua parte? O Museu da Vida preparou algumas dicas para você!
-
Separar os materiais recicláveis.
-
Limpar embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico.
-
Os papéis devem estar limpos e secos.
-
Embrulhar vidros quebrados e outros materiais cortantes em papel grosso (tipo jornal) ou colocá-los em uma caixa para evitar acidentes.