000003ff

Chaveiro vindo do Maranhão com Bumba Meu Boi representado.

A Pastoral da Criança do estado do Maranhão completou 30 anos no ano de 2014, esta região é conhecida pela tradição do Bumba Meu Boi.

O Bumba Meu Boi é a festa mais marcante da cultura popular da região maranhense. Em homenagem a São João, a festa acontece principalmente entre os meses de junho e julho, mas há muitos eventos fora de época que ocorrem durante todo o ano.

A tradição surgiu no século XVIII e ainda hoje envolve a população de São Luís que, durante as festividades, ocupa todas as partes da cidade, da periferia aos shoppings. Grupos de todo o estado se reúnem, dançando e cantando noite adentro.

O Bumba-meu-boi é uma festa democrática, que envolve pessoas de todas as idades e extratos sociais. Por ser uma festa de origem negra, ela sofreu perseguição política e policial, chegando a ser proibida de 1861 a 1868.

O enredo do Bumba-meu-boi conta a história de Pai Francisco, um escravo que, para saciar o desejo de sua esposa grávida por uma língua de boi, mata o gado de estimação do senhor da fazenda. Percebendo a morte do boi, o senhor convoca pajés e curandeiras para ressuscitar o animal. O boi volta à vida e a comunidade festeja.

Bumba meu boi Bumba meu boi do maranhão

Para mais informações acesse nosso código de acervo clique aqui.

Conte uma história sobre este link clicando aqui.

Referências:

Bumba Meu Boi[homepage na internet]Bumba Meu Boi do Maranhão


cartaz biomas do brasil

O Museu da Vida tem gerenciado exposições que exploram diversos aspectos do artesanato, abrangendo uma ampla gama de temas. O museu oferece ainda aos visitantes uma visão abrangente e envolvente dessa forma de expressão cultural. Além disso, as exposições frequentemente apresentam o artesanato como uma manifestação da identidade e da história das comunidades, o que permite ao Museu da Vida oferecer uma experiência enriquecedora e educativa sobre o papel vital do artesanato na sociedade.

Abertura: 05/2015

nuvem 3