000003fcLembrança da cidade de Cáceres-MT, município fundado em 6 de outubro de 1778, ainda com o nome de Vila Maria do Paraguai. Em 1860 passou a se chamar São Luiz do Cáceres, e só em 1938 a cidade ganhou o nome de Cáceres.

A igreja de São Luiz dos Cáceres, a qual tem sua foto representada nesta peça, tem uma história bem singular. A pedra fundamental foi colocada em 1919, mas a inauguração foi em 1965, ou seja, somente 45 anos depois. Quatro anos mais tarde, em 1949, toda a estrutura interna da Catedral ruiu e este fato levou o imaginário das pessoas a criar uma lenda, chamada "Lenda da Serpente" ou "Lenda do Minhocão". Segundo essa história, uma serpente teria se abrigado no interior da Catedral, o que a fez ruir. A Lenda da Serpente ou do Minhocão contribuiu para aumentar o fascínio em torno da Catedral, que foi construída em honra a São Luiz, padroeiro de Cáceres.

Para mais informações acesse nosso código de acervo clique aqui.

Conte uma história sobre este link clicando aqui.

Referências:

Noticias de Mirasol[homepage na internet]História e Memoria de São Luiz de Cáceres

[acesso em 10 de fevereiro 2016]. Disponível em:http://www.noticiasmirassol.com/2015/01/historia-e-memoria-catedral-sao-luiz-de.html

Portal Mato Grosso[homepage na internet]História de cáceres
[acesso em 10 de fevereiro 2016]. Disponível em:


cartaz biomas do brasil

O Museu da Vida tem gerenciado exposições que exploram diversos aspectos do artesanato, abrangendo uma ampla gama de temas. O museu oferece ainda aos visitantes uma visão abrangente e envolvente dessa forma de expressão cultural. Além disso, as exposições frequentemente apresentam o artesanato como uma manifestação da identidade e da história das comunidades, o que permite ao Museu da Vida oferecer uma experiência enriquecedora e educativa sobre o papel vital do artesanato na sociedade.

Abertura: 05/2015

nuvem 3