000003e7

O cocar é um adorno feito de penas. Símbolo de nobreza para os índios, ele ultrapassa os limites do estético e imprime em suas penas e sementes a ordenação da aldeia, o significado da vida e a importância do ser.

Ele é usado apenas em ocasiões especiais e é altamente simbólico. É conquistado por meio de atos de coragem na batalha. As penas significavam os próprios atos, e alguns guerreiros poderiam ter obtido apenas duas ou três penas de honra em toda a sua vida, pelo fato da alta dificuldade em conquistá-los. O cocar também foi uma marca maior de respeito, porque nunca poderia ser usado sem o consentimento dos líderes da tribo.

 Para mais informações acesse nosso código de acervo clique aqui.

Conte uma história sobre este link clicando aqui.

 

 

Referências:

Amazônia de A a Z[homepage na internet]cocar
[acesso em 10 de fevereiro 2016]. Disponível em:http://www.portalamazonia.com.br/secao/amazoniadeaz/interna.php?id=433


cartaz biomas do brasil

O Museu da Vida tem gerenciado exposições que exploram diversos aspectos do artesanato, abrangendo uma ampla gama de temas. O museu oferece ainda aos visitantes uma visão abrangente e envolvente dessa forma de expressão cultural. Além disso, as exposições frequentemente apresentam o artesanato como uma manifestação da identidade e da história das comunidades, o que permite ao Museu da Vida oferecer uma experiência enriquecedora e educativa sobre o papel vital do artesanato na sociedade.

Abertura: 05/2015

nuvem 3