Frei Galvão nasceu em 1739 na freguesia de Santo Antônio de Guaratinguetá em São Paulo, em uma família profundamente religiosa de elevado status social e político. Aos 13 anos ele foi enviado pelos pais ao seminário jesuíta Colégio de Belém, ele aspirava se tornar um padre jesuíta, mas a perseguição anti-jesuíta fez com que ele se mudasse para um convento franciscano, lá mudou o próprio nome em homenagem à santa padroeira da família e passou a chamar-se Frei Antônio de Sant’Anna Galvão. Neste mesmo ano recebeu o hábito franciscano e professou os votos religiosos de pobreza, obediência e castidade.
A excelente formação que recebera dos Jesuítas, juntamente com a formação recebida no período do noviciado fizeram com que os superiores permitissem que a sua ordenação fosse antecipada. E assim, em 1762, ele foi ordenado sacerdote, com apenas 23 anos.
Certo dia, Frei Galvão foi procurado por um senhor muito aflito, porque sua mulher estava em trabalho de parto e em perigo de perder a vida,
Frei Galvão escreveu em três papelinhos o versículo do Ofício da Santíssima Virgem que dizia: “Depois do parto, ó Virgem, permaneceste intacta: Mãe de Deus, intercedei por nós”, deu-os ao homem, que por sua vez levou-os à esposa, a mulher ingeriu os papelinhos, que Frei Galvão enrolara como uma pílula, e a criança nasceu normalmente.Caso idêntico deu-se com um jovem que se estorcia com dores provocadas por cálculos visicais, Frei Galvão fez outras pílulas semelhantes e deu-as ao moço, após ingerir os papelinhos, o jovem expeliu os cálculos e ficou curado. Esta foi a origem dos milagrosos papelinhos,. Mesmo depois de sua morte, inúmeras pessoas passaram a procurar nos mosteiros e conventos as pílulas de Frei Galvão, a fim de realizar a novena e pedir a intercessão do santo para a graça desejada.
No ano de 2007 foi canonizado pelo nosso Papa Bento XVI, diante de imensa multidão em São Paulo, com isso Frei Galvão se tormou o primeiro santo nascido no Brasil, o santuário que leva o nome do santo se encontra em Guaratinguetá SP cidade natal do santo brasileiro.
Para mais informações acesse nosso código de acervo clique aqui.
Conte uma história sobre este link clicando aqui.
Referências:
Seminário Franciscano Frei Galvão[homepage na internet]Breve resumo sobre a vida de Frei Galvão[acesso em 29 de janeiro 2016]. Disponível em:
http://www.seminariofreigalvao.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=26:breve-resum
São Frei Galvão[homepage na internet]Origem das pílulas[acesso em 29 de janeiro 2016]. Disponível em: