Escultura de Padre Cícero;
Nascido em 24 de março de 1844 e ordenado padre em 30 de novembro de 1870 pós sua ordenação retornou ao Crato e, enquanto o bispo não lhe dava paróquia para administrar, ficou a ensinar latim no Colégio Padre Ibiapina, em 1871 foi a primeira vez ao povoado de Juazeiro e ali celebrou então a tradicional missa do galo, e em abril de 1872 voltou para fixar residência em Juazeiro.
Algumas fontes relatam que Padre Cícero resolveu fixar residência em Juazeiro por um sonho que teve onde Jesus olhava para pessoas que pareciam ser retirantes nordestinos e apontando para o padre lhe pedia para cuidar dos pobres.
Ficou conhecido e aclamado pelos fiéis através de um suposto milagre onde a hóstia se tornou em sangue na boca de uma beata, porém o Vaticano não reconheceu o milagre e o afastou da igreja.
Em vida, o padre Cícero tornou-se um mito. Adorado pelo povo, adulado pelos políticos, ele morreu sem ser perdoado pela Igreja, um objetivo que perseguiu durante quase toda sua vida religiosa. No entanto, o enigma do milagre, que justificou todos os acontecimentos de Juazeiro, continua sem solução. Não para o povo do Nordeste, que acredita nele e que já elegeu, há muito tempo e por voto direto, o padre Cícero como santo para valer.
Para mais informações acesse nosso código de acervo clique aqui.
Conte uma história sobre este link clicando aqui.
Referências:
Aventuras da História [homepage na internet] Meu padrinho Padre Cícero
[acesso em 28 de janeiro 2016]. Disponível em:
Wikipédia[homepage na internet]Padre Cícero
[acesso em 22 de janeiro 2016]. Disponível em:https://pt.wikipedia.org/wiki/Padre_C%C3%ADcero