Você já parou para pensar que as crianças, hoje em dia, brincam muito menos na natureza do que antigamente? Principalmente nos grandes centros urbanos, elas passam a maior parte do tempo em lugares fechados e, frequentemente, com acesso às mais variadas tecnologias (computador, tablet, celular, videogames, etc.).
De acordo com o relatório da organização americana Children & Nature Network, as crianças brasileiras estão entre aquelas que têm menos contato com a natureza. E isso pode ser a causa de muitos problemas que estão se tornando cada vez mais comuns entre os pequenos, como transtorno de hiperatividade, déficit de atenção, depressão, obesidade, pressão alta e diabetes.
Pensando nisso, o blog Educando Tudo Muda, está promovendo o projeto "Playoutside - alegria de brincar na natureza", em São Paulo (SP). A iniciativa “consiste em promover encontros de crianças e seus familiares em parques urbanos, com o objetivo de estimular o brincar livre da criança e as brincadeiras tradicionais da infância, além de oferecer repertório lúdico para os pais e ainda propiciar a reconexão das famílias com a natureza” – explica a educadora Ana Lúcia Machado.
Assista aos vídeos abaixo e saiba mais sobre os benefícios que o contato com a natureza traz para o desenvolvimento das crianças. No Museu da Vida, esse convívio ao ar livre também é estimulado, principalmente no último domingo de cada mês, com encontros temáticos que reúnem crianças e suas famílias para brincar (Vamos brincar no Museu da Vida?).