O Brasil é considerado um dos países mais ricos em biodiversidade. São mais de 116 mil espécies de animais, que representam 9% da fauna mundial. Mas, infelizmente, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente (MMA)e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), mais de mil espécies estão em risco de extinção no país.
Os 77 visitantes que passaram pelo “Vamos Brincar no Museu da Vida” do mês de março, evento gratuito que teve como tema o Dia Nacional dos Animais, celebrado em 14 de março, aprenderam isso e muito mais sobre a fauna e a flora brasileira.
As famílias passaram pela exposição “Biomas Brasileiros e a Defesa da Vida”, que tem como objetivo sensibilizar a população sobre a importância de cuidar da criação, da interdependência existente entre todos os seres vivos e promover ações de comprometimento com as gerações futuras.
Além dos animais taxidermizados da mostra - uma parceria entre Museu da Vida e o Museu de História Natural do Capão da Imbuia- , os visitantes conheceram os moradores da Trilha do Bosque e curiosidades sobre as árvores nativas da Mata Atlântica.
Durante o percurso, foram coletados materiais orgânicos, como gravetos e folhas, para criação de esculturas com argila na oficina promovida pelo Museu da Vida. Com muito criatividade e toda a famílias reunida, os visitantes montaram várias esculturas, entre elas: animais, flores e árvores.
Confira nossa galeria de fotos.
Fotos de Ariane Siqueira Nascimento