O Museu da Vida, iniciativa da Pastoral da Criança, promoveu no dia 16 de novembro, a palestra “Novas curvas de ganho de peso gestacional: Estudo Intergrowth”, ministrada pelo pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Dr. Gilberto Kac.
“Todo mundo conhece o trabalho da Pastoral da Criança e essa é uma oportunidade muito boa, para que todo o conhecimento que a gente produziu chegue à ponta da rede. Como a Pastoral possui uma capilaridade muito grande e certamente tem enfrentamentos muito parecidos com o Sistema Único de Saúde (SUS), eu acredito que esse é um momento muito importante e que poderá contribuir até mesmo para acelerar o processo de implementação no SUS”, relatou o palestrante.
Para o evento, foram convidados representantes dos cursos de Enfermagem, Medicina e Nutrição, das faculdades de Curitiba, e das Secretarias Municipais de Saúde de Curitiba e Região Metropolitana.
Para a professora do curso de Nutrição, da Universidade Federal do Paraná, Doralice, “a palestra foi muito interessante, trouxe aspectos que devem ser considerados e que chamam atenção para aquilo que a gente já está usando e a forma de melhorar”. E, complementou dizendo: “A Pastoral da Criança desenvolve um trabalho de alcance muito grande, muitas vezes onde a universidade não chega. Então, é importante que ela tenha essa proximidade na discussão, que mantenha contato com a universidade e propague novos estudos”.
No dia 17 de novembro, Dr. Gilberto Kac realizou uma capacitação com os profissionais da área técnica da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.
“A palestra do Dr. Gilberto Kac e a capacitação que tivemos com ele, propiciou a área técnica da Pastoral da Criança, conhecimento sobre as novas abordagens de acompanhamento do ganho de peso da gestante, assim como, as principais vantagens e benefícios. O que permite que a nossa equipe esteja preparada e atualizada no que pode ser um novo padrão de acompanhamento da gestante, e que a Pastoral da Criança tenha esse conhecimento em primeira mão, de modo que as nossas gestantes tenham um acompanhamento de ainda mais qualidade”, fala Caroline Dalabona, nutricionista da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.
Dr. Gilberto Kac
Gilberto Kac é doutor em saúde pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutor pela Universidade de Oxford, na Inglaterra. Atualmente, é professor do Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), coordenador do Observatório de Epidemiologia Nutricional da UFRJ, coordenador da área de Nutrição da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação (MEC), e membro do Global Ad Hoc Advisory Committee da American Society for Nutrition.
Intergrowth-21st
O Consórcio Internacional de Crescimento Fetal e Neonatal para o século 21 (Intergrowth-21st) é uma rede global e multidisciplinar de mais de 300 pesquisadores e clínicos de 27 instituições, em 18 países, dedicados a melhorar a saúde perinatal e reduzir o número de mortes neonatais evitáveis, que ocorrem por conta do parto prematuro ou pobre crescimento intrauterino.
O objetivo do projeto é desenvolver novos padrões e normas internacionais de crescimento fetal e avaliação do estado nutricional dos recém-nascidos, estendendo os Padrões de Crescimento Infantil da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o período fetal e neonatal, permitindo monitorar e avaliar o bem-estar materno, a saúde infantil, os níveis de nutrição da população e o crescimento de bebês e crianças até 5 anos, ao redor do mundo.
O Intergrowth-21st contou com três estudos e um banco de dados com informações de quase 60 mil mulheres e recém-nascidos nos cinco continentes – tornando o projeto, a maior iniciativa de colaboração no campo da pesquisa em saúde perinatal.
Os resultados obtidos permitiram que uma nova equação internacional fosse produzida para estimar a idade gestacional por meio do ultrassom no início da gravidez, baseada nos primeiros padrões internacionais de comprimento cabeça-nádega. Também possibilitou a classificação de bebês prematuros e pequenos para a idade gestacional e como os fetos e os recém-nascidos devem crescer em todos os países, permitindo uma avaliação baseada em evidências do estado nutricional ao nascer e mensurar o impacto de ações preventivas e de tratamento na comunidade.
Saiba mais sobre o Intergrowth-21st: www.intergrowth21.org.uk/
Confira a apresentação utilizada na palestra:
Slides em inglês;
Tradução do material, realizada pela Pastoral da Criança.