Julho é mês de celebrar o Dia dos Avós no Museu da Vida! Neste último domingo do mês (dia 31), a partir das 14h, toda a família está convidada para curtir uma tarde de brincadeiras e de muito amor envolvido, de geração em geração. Desta vez, o “Vamos brincar no Museu da Vida?” estará recheado de histórias, tanto da infância de agora, quanto dos tempos do uêpa! A ideia é promover a integração entre avós e netos, valorizando a companhia e o saber destas pessoas que já viveram um bocado de experiências.
Quem quiser participar poderá aprender a confeccionar bonecas Abayomis (feitas com retalhos de tecido) e paraquedas (com sacolas e sacos de lixo, barbante, fita crepe e bolinhas de jornal). “Vamos proporcionar oficinas para que as crianças possam interagir e brincar com seus avós e familiares, confeccionando brinquedos a partir de materiais simples, que muitos possuem em casa”, conta Elena Pereira, da equipe do Museu da Vida. Para os avós, as atividades são, ainda, uma oportunidade de reviver seus momentos de infância, pois muitos confeccionavam seus próprios brinquedos naquela época.
Com essas atividades, os mediadores também querem trabalhar com as crianças a ideia de reaproveitar materiais e o desenvolvimento da criatividade. “Todos esses materiais são recicláveis, enfatizando a ideia de reciclar, reutilizar, para recriar novos brinquedos”, destaca Elena.
Passado, presente e futuro
Com o aumento da expectativa de vida, os avós estão cada vez mais ativos e em maior número. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pessoas com mais de 60 anos já somam aproximadamente 20 milhões dos brasileiros – um crescimento de 16,5%, entre 2000 e 2012. Esse aumento significa também que, atualmente, as famílias têm mais avós convivendo com netos.
E qual a vantagem de crescimento de diferentes gerações convivendo juntas? “Essa presença, além do afeto – já que, em geral, os avós são mais afetuosos – permite também tratar questões de valores e princípios, e do respeito pela dignidade da pessoa. Este é um saber que os avós geralmente cultivam, e que é importante passar para as crianças, desde bebê, até a adolescência”, opina Irmã Veroni Medeiros, coordenadora do Museu da Vida e assessora técnica da área de desenvolvimento infantil da Pastoral da Criança.
Serviço:
“Vamos brincar no Museu da Vida?” - Especial Dia dos Avós
Data: 31 de julho
Horário: 14h
Local: Museu da Vida - Rua Jacarezinho, 1691, Mercês – Curitiba (PR)
Telefone (41) 2105-0250
Saiba mais: www.museudavida.com.br