De quatro em quatro anos, atletas de todos os continentes se encontram para a maior competição esportiva de que se tem notícia: os Jogos Olímpicos. Mais do que um clima de disputa, o espírito olímpico envolve interação pacífica entre os povos, superação de limites, trabalho em equipe, cuidados com o corpo e a alimentação, além de um dos melhores ensinamentos do esporte: mais importante do que ganhar ou perder é participar, dando o melhor de si.
Os jogos Olímpicos da nossa era começaram há 120 anos, em Atenas. Mas a humanidade os pratica pelo menos desde 776 A.C.,quando em Olímpia na mesma Grécia, realizou-se uma corrida a pé. Na forma atual, as Olimpíadas se realizam a cada 4 anos e variam de cidades-sedes, ampliando as modalidades. O francês Barão de Coubertin, seu idealizador, entusiasta da Educação Física, cunhou frase para o espírito de confraternização entre os povos: “o importante não é vencer, mas competir, e com dignidade”. Neste ano, pela primeira vez o Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, sedia o evento internacional. A esperança é de que ele deixe um legado de incentivo aos esportes nas nossas escolas, através de políticas públicas. E de obras que tenham de fato, utilidade social permanente.
Chico Alencar, autor de Cântico das criaturas, ecologia e juventude do mundo, Ed. Vozes
Da Grécia para o mundo
Os Primeiros Jogos Olímpicos da Antiguidade aconteceram no ano 776 a.C. Tudo começou em Olímpia, na Grécia, com um ideal religioso. Em 392 d.C., os jogos foram suspensos. Somente em 1896, depois de 1.500 anos, é que foram retomados, por iniciativa do barão francês Pierre de Coubertin. A cidade grega de Atenas foi a sede dos Primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, também chamados de Jogos Olímpicos de Verão. De lá para cá, já foram realizadas 27 edições, sempre com um intervalo de 4 anos (com exceção dos períodos das Guerras Mundiais).
No início da história dos Jogos, os atletas eram todos amadores. Eles não podiam ser profissionais e receber qualquer recurso para ajudar no desempenho. Os jogos eram vistos como oportunidades para demonstrações de força e honra entre os integrantes da nobreza, inclusive entre “inimigos”, que faziam uma trégua nesta época de competição. Ainda não havia a ideia de prática esportiva regular como profissão, com dedicação exclusiva. Hoje em dia, o contexto é outro. Para ser atleta olímpico, são necessárias muitas horas de treinamento para atingir os índices exigidos e estudos para melhorar os resultados. Alguns contam, inclusive, com apoio dos governos de seus países. Outros, precisam buscar patrocinadores ou arcar sozinhos com as despesas, no caso de esporte de alto nível.
Jogos Olímpicos de Inverno
Os esportes que envolvem gelo ou neve passaram a ter uma competição mundial, em 1924, com a realização da “Semana Internacional dos Desportos de Inverno”. Este evento ganhou a chancela de Jogos Olímpicos em 1926, mantendo também um intervalo de quatro anos entre cada edição, porém intercalados aos Jogos de Verão. Assim, de dois em dois anos, há Olimpíadas acontecendo.
Jogos Paralímpicos
Em 1945, o esporte passou a ser usado na reabilitação de soldados feridos na 2ª Guerra Mundial. Por iniciativa do médico alemão Ludwig Guttmann, em 1948, foi criada uma competição para atletas com deficiência. O sucesso foi tanto que, em 1960, foi realizada a primeira edição oficial dos Jogos Paralímpicos, em Roma, na Itália. No Brasil, de 7 a 18 de setembro de 2016, será a vez dos Jogos Paralímpicos reunirem 4.300 atletas, de 176 países. Nestes 11 dias, serão disputadas 528 provas com medalhas, em 21 locais de competição.
Você sabia?
- Os arcos olímpicos coloridos representam a união dos cinco continentes.
- A tocha simboliza a união entre os Jogos da Antiguidade e da Era Moderna.
- Respeito, amizade e excelência são os valores do movimento olímpico.
- Coragem, determinação, inspiração e igualdade são os valores paralímpicos.
- No dia 23 de julho é celebrado o Dia Olímpico.
- Em 2016, as Olimpíadas acontecerão pela primeira vez na América do Sul.
- O Comitê Rio 2016, composto para colocar em prática todo o planejamento das atividades,contará com 6,5 mil funcionários, 85 mil terceirizados e 45 mil voluntários.
- Em 2016, serão disputadas 306 provas com medalhas, envolvendo 42 esportes.
- Além do Rio de Janeiro, outras cidades também receberão atletas no período de “aclimatação” antes dos Jogos. Serão 160 locais de treinamento, em 18 estados, estendendo o legado esportivo e cultural.
Este texto é parte complementar à Revista Pastoral da Criança, 4ª edição. Acesse e leia o conteúdo completo.