Reconhecer as potencialidades e necessidades das crianças em seus primeiros anos de desenvolvimento. Discutir essas questões é a proposta do documentário "O Começo da Vida", que será lançado nessa quinta-feira, 5 de maio, com exibição gratuita até o dia 8 de maio, em todos os cinemas onde o longa será exibido (leia mais abaixo). Dirigida por Estella Renner – também responsável por títulos como “Criança, a Alma do Negócio” e “Muito Além do Peso” - o filme é produzido pela Maria Farinha Filmes, e apresentado pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Bernard Van Leer Foundation, Instituto Alana, e pelo UNICEF.
O filme, após a exibição em 21 municípios pelo país, deverá abrir sessões por meio de uma plataforma online para levar a produção para outros espaços além do cinema, além de produzir outros materiais relacionados à discussão do desenvolvimento infantil. A intenção é fazer do documentário uma ferramenta para discutir aspectos que interferem na vida de todas as pessoas. “Eu gostaria muito que esse filme fosse uma ferramenta de empatia e cultura de paz”, revelou a diretora durante uma entrevista. A produção do filme passou por nove países entrevistando famílias, personalidades e especialistas para poder mostrar a importância do cuidado desde o início da vida de cada pessoa.
Colaboração
A ideia do documentário aproxima-se muito das discussões que a Pastoral da Criança trata com seus voluntários e famílias acompanhadas: o cuidado na primeira infância – dos zero aos 6 anos –, especialmente nos primeiros mil dias de vida, período que pode influenciar completamente o bem-estar da criança até a idade adulta.
Sessão gratuita
Entre o dia 5 e 8 de maio, todas as salas onde o documentário “O Começo da Vida” será exibido terão sessões gratuitas. No total, 21 cidades terão exibição do filme durante o período.
A retirada dos ingressos deverá ser feita diretamente na bilheteria dos locais e a distribuição estará sujeita à lotação das salas. A ação é uma iniciativa da produtora Maria Farinha Filmes, com o apoio da Johnson’s Baby, Cinemark e Espaço Filmes.
Clique aqui e confira a lista de cinemas onde o filme será exibido gratuitamente.
Este foi um dos motivos que levou duas representantes da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e visitarem, na tarde desta segunda (2 de maio), o Museu da Vida, em Curitiba, para conhecer melhor as atividades da Pastoral da Criança e promover a divulgação de outros materiais derivados do documentário. Parcerias devem ser firmadas também com outras instituições que atuam com a primeira infância, criando uma agenda de ações em torno dos materiais produzidos.
Luciana Bobadilha e Danielle Fabian Fiabane foram recebidas pela equipe do Museu da Vida juntamente com o coordenador adjunto da Pastoral da Criança, Dr. Nelson Arns Neumann. Danielle diz que após o primeiro momento de exibição nas salas de cinema, um segundo momento é pensado para que o material desempenhe um novo papel para as entidades que discutem essa temática. Por isso a visita e a conversa direta com os gestores. “Nós queremos saber de que forma o filme servirá para o trabalho de vocês, da Pastoral”, relata.
Segundo Luciana, há tempos a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal deseja conhecer melhor o trabalho realizado pela Pastoral da Criança. “Sempre houve um desejo de saber mais, e agora surgiu a oportunidade dessa aproximação por conta do filme”, explica.