Aproximadamente 190 líderes da Pastoral da Criança da Arquidiocese de Curitiba preencheram de alegria todos os espaços do Museu da Vida neste sábado, 5 de dezembro. A data – de comemoração ao Dia Internacional do Voluntário e, também, escolhida como Dia da Pastoral da Criança – fez muitos deles lembrarem do ano anterior, quando o Encontrão de Líderes marcou a pré-estreia do Museu, antes da inauguração oficial.
Um ano depois, com as exposições permanentes mais completas – incluindo o Memorial Dra. Zilda, que ainda não estava pronto no Encontrão anterior – e com a equipe de mediadores mais experiente, os voluntários puderam aproveitar a tarde de maneira tranquila, com aprendizado e renovação das forças para continuar na missão de levar vida plena para as crianças de suas comunidades. Também puderam visitar e reconhecer sua realidade na nova exposição, “Seja bem-vindo à vida”.
Gertrudes de Siqueira Carvalho da Cruz, líder da Paróquia Santana, do bairro Umbará, ficou impressionada com os detalhes do gabinete preservado como a Dra. Zilda o deixou. Neive de Souza e Maria Salete Matias, que são pessoas de apoio da Pastoral da Criança na comunidade Bom Pastor, no sul de Curitiba, gostaram de ver o Museu mais acabado e bonito, prestes a completar seu primeiro ano de abertura. A trilha no bosque, com as curiosidades sobre as espécies de plantas e a parada frente à imagem de Nossa Senhora das Graças, também foi elogiada.
Música e palavras inspiradoras para continuar
O bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba, Dom José Mário Scalon Angonese, também esteve presente e abriu o encontro com uma reflexão sobre “Como Deus se manifesta nas crianças". Em sua fala, destacou a importância do testemunho dos pais, de seus gestos, para compartilhar valores, traços culturais e também sua tradição religiosa com os filhos. Agradeceu pelo bonito trabalho que os voluntários desempenham. “Vocẽs são cuidadores da vida. Através das mãos, dos rostos e corações de vocês é que Deus cuida de nossas crianças, parabéns”, ressaltou.
O músico Cláudio Spanhol – que atua em paróquias nas Mercês, em Santa Felicidade e em outras igrejas – trouxe sua voz e violão para animar ainda mais a reunião dos líderes. “Criança feliz”, “Pelas estradas”, “Noite feliz”, “Que nenhuma criança” e o hino da Pastoral da Criança foram alguns dos cantos, que tem a ver com a missão desempenhada por tantas pessoas comprometidas.
Ao final do dia, Dr. Nelson Arns Neumann, coordenador nacional adjunto da Pastoral da Criança e coordenador da Pastoral da Criança Internacional, convidou todas as equipes das comunidades a realizarem pelo menos uma Celebração da Vida por ano no Museu da Vida, para que as famílias acompanhadas também possam visitar e desfrutar deste espaço de lazer e conhecimento compartilhado.
No mesmo dia do Encontrão de Líderes, o Museu da Vida recebeu, ainda, uma caravana com 26 pessoas de um grupo de terceira idade, de Florianópolis, Santa Catarina, além de mais visitas espontâneas.
{gallery}encontraodelideres2015{/gallery}