Ainda no clima da inauguração do novo espaço sobre a Pastoral da Criança Internacional, a equipe do Museu da Vida está preparando uma série de atividades com a temática do folclore para divertir crianças e adultos neste domingo (30 de agosto), a partir das 14h. Além de recordar mitos brasileiros, as atividades também vão mostrar aspectos culturais de outros países em que a Pastoral da Criança atua.
Você sabia que o folclore não é apenas uma coisa do passado? Que ele está mais presente do que imaginamos no dia a dia, seja em histórias, brincadeiras, comidas, gírias, festas e superstições? Pois então, venha compartilhar esses conhecimentos com os mediadores, crianças e famílias.
O que é folclore?
“Folclore é o conjunto de coisas que o povo sabe, sem saber quem ensinou. O povo brasileiro conhece o Saci, dança capoeira, toma tacacá, tem medo de assombração, acredita que gato preto dá azar, canta “Ciranda, cirandinha”, brinca de passar anel, sabe que São Longuinho acha objetos perdidos, que Iemanjá é a rainha do mar e que água mole em pedra dura tanto bate até que fura... (…) não existe um autor para essas coisas. Elas são contadas e ensinadas, oralmente ou, de uns tempos para cá, por escrito. Passaram do bisavô pro avô, do avô pro pai, do pai pro filho... Assim, chegaram até os nossos dias” (Trecho do livro “Mitos: o folclore do mestre André”, de Marcelo Xavier).
Serviço
“Vamos Brincar no Museu da Vida?” - Especial sobre folclore.
Data: 30 de agosto, das 14h às 17h .
Local: Museu da Vida - Rua Jacarezinho, 1691.
Entrada gratuita.