Na última quarta-feira (18 de fevereiro), o Museu da Vida recebeu a visita de duas irmãs da Dra. Zilda Arns Neumann – Ir. Maria Helena e Zélia. Além de conhecer e prestigiar o acervo cultural e histórico, foi um momento para despertar muitas lembranças e saudades.
Ir. Veroni Medeiros – que pertence à mesma congregação de Ir. Helena, atua na Pastoral da Criança na área de desenvolvimento infantil e acompanha o resgate histórico sobre a Dra. Zilda para o processo de beatificação – foi quem recebeu as visitantes e mostrou os espaços. Ela conta que todas estavam muito emocionadas e que “gostaram da maneira como a memória está sendo preservada e da disposição da história pelos diferentes espaços”.
Uma das cenas mais marcantes da visita ocorreu no Memorial Dra. Zilda, quando a Ir. Helena relembrou e cantou algumas músicas da infância, em alemão.
Perfis
Ir. Maria Helena Arns nasceu em Forquilhinha, sétima filha do casal Gabriel Arns e Helena Steiner Arns. É membro da Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora (IENS) e religiosa consagrada missionária.
Após os estudos, aos 23 anos, assumiu a Direção Geral do Colégio Santa Inês em Porto Alegre (RS). Em 1974, em Roma, foi eleita Conselheira Geral da Congregação das IENS. Desde 1980, trabalha na causa da beatificação da fundadora da Congregação Madre Maria Teresa de Jesus Gerhardinger (beatificada em 17 de novembro de 1985). Foi também diretora Geral do Colégio Santa Teresinha em Santo Antônio da Patrulha, no Rio Grande do Sul. Em 1986, assumiu a assessoria nacional da Pastoral da Criança na CNBB, em Brasília, na coordenação de alfabetização para jovens e adultos.
“Educadora do amor, aos 90 anos, ainda transborda o carisma da esperança, da fidelidade e do amor evangélico a serviço do Reino de Deus, em prol da educação das mulheres e crianças, os menos favorecidos do Reino”, relata Ir. Veroni.
Atualmente reside na comunidade religiosa Casa Mãe Helena – Centro Regional de Treinamentos da Pastoral da Criança, em Forquilhinha – sua terra natal. Com alegria, ainda atua na Pastoral da Criança, juntamente com sua outra irmã, também religiosa, Ir. Hilda Arns.
Irmã caçula da Dra. Zilda, nascida em 1938, a senhora Zélia Arns Straube da Cunha também é natural de Forquilhinha. Ao longo da carreira e da vida, dedicou-se à causa da educação, tornando-se professora de biologia. Casou-se com o professor Aroldo Straube da Cunha.
Para Ir. Veroni, “o fervor da Sra. Zélia a tornara uma mulher vigilante e dedicada. Viúva, continua na árdua missão de exercer o bem e de conviver com os filhos e netos”.