A Lapa é um município paranaense localizado a pouco mais de 60 km de Curitiba, famoso por seu patrimônio histórico e cultural que lembra a atividade tropeira e a exploração de erva-mate. Mas, hoje, foi a vez de 63 moradores da cidade conhecerem outras histórias. O grupo de terceira idade Vida Saudável viajou até a capital para conhecer o Museu da Vida e passou uma tarde cheia de conhecimento, confraternização e lembranças.
“Gostei de tudo, mas o que mais mexeu comigo foram as bonequinhas. Vou levar as tirinhas para ensinar as crianças também”, disse Lourdes Almeida, que participa como voluntária de apoio na Pastoral da Criança na Vila do Princípe, ligada à Paróquia Santa Terezinha, na Lapa. Ela ficou encantada com a atividade de confecção de bonecas abayomis – que são feitas de pano e representam crianças negras, com o significado de alegria e felicidade.
Lourdes lembrou também do exemplo da Dra. Zilda Arns Neumann e celebrou a visita ao Memorial e ao espaço em que a médica trabalhava: “Foi um sonho realizado. No dia que aconteceu o terremoto, eu estava vendo pela televisão. A gente já acompanhava o trabalho dela antes, mas nesse dia eu disse que queria conhecer aqui”.
Roseli de Souza Portes, que organizou a excursão, já tinha ouvido falar do Museu e passou a acompanhar as novidades pela página do Facebook. “Uma turma já tinha vindo e voltou elogiando muito. Uma das senhoras quis voltar e já está visitando pela segunda vez”, conta. “Queremos agradecer pela atenção e dar parabéns pelo lindo trabalho”, falou ao final da visita.