0000043f

Tefé é um município do estado do Amazonas. Sua área era habitada por índios antes da colonização europeia, predominantemente as tribos Tupebas ou Tapibas. O nome Tefé origina-se dessas tribos.

O padre Samuel Fritz foi enviado para o Amazonas a serviço da Espanha e fundou as primeiras missões jesuíticas do território para catequisar os índios. Essas missões também eram responsáveis por prestar serviços sociais à comunidade indígena. 

Os portugueses, desrespeitando o Tratado de Tordesilhas, subiram o Rio Solimões, vindos do Grão-Pará, com a finalidade de conquistar o Amazonas e dominar as terras dos espanhóis, o que resultou em um grande conflito entre as duas nações quando estes chegaram à região.

Os índios fugiram em massa em 1709 após um novo confronto entre espanhóis e portugueses, indo para a cabeceira do Rio Tefé, onde atualmente está a área do município de Tefé.

Para mais informações acesse nosso código de acervo clique aqui.

Conte uma história sobre este link clicando aqui.

Referências:

Camara municipal de Tefé[homepage internet] História[acesso em 7 de março de 2016]. Disponível em:http://www.ale.am.gov.br/tefe/historia/


cartaz biomas do brasil

O Museu da Vida tem gerenciado exposições que exploram diversos aspectos do artesanato, abrangendo uma ampla gama de temas. O museu oferece ainda aos visitantes uma visão abrangente e envolvente dessa forma de expressão cultural. Além disso, as exposições frequentemente apresentam o artesanato como uma manifestação da identidade e da história das comunidades, o que permite ao Museu da Vida oferecer uma experiência enriquecedora e educativa sobre o papel vital do artesanato na sociedade.

Abertura: 05/2015

nuvem 3