Esta miniatura de barco a vapor faz parte do acervo do Museu da Vida e já esteve em exposição, na mostra temporária do acervo intitulada “Há um barco esperando na praia”, sala da Galeria da Vida, ano de 2015.
A criação do barco a vapor não pode ser creditada a um inventor particular, pois a adaptação desse tipo motor para a propulsão de embarcações foi tentada por vários projetistas, tanto na Europa quanto na América. Esta invenção propiciou o sonho de mover grandes embarcações sem depender dos ventos.
Existe apenas um barco destes em atividade no mundo, e ele foi construído nos Estados Unidos, em 1913, mas se encontra atualmente no Brasil, mais precisamente em Pirapora-MG. O barco, que foi intitulado de Benjamim Guimarães, foi tombado como Patrimônio Histórico e Cultural da cidade e do Brasil e leva turistas a um passeio de 18 quilômetros no rio São Francisco, todos os domingos.
Para mais informações acesse nosso código de acervo clique aqui.
Conte uma história sobre este link clicando aqui.
Referências:
G1[homepage na internet]Pirapora oferece passeio no único barco a vapor em atividade
[acesso em 05 de fevereiro 2016]. Disponível em:http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2011/12/pirapora-oferece-passeio-no-unico-barco-vapor-em-atividade.html