Imagem 645

Terço confeccionado em peneu, doado ao Museu da vida em janeiro de 2015, originário do povoado de Várzea Queimada do sertão do estado do Piauí.

Várzea Queimada povoado com 900 habitantes, oito meses de seca por ano e um dos menores índices de desenvolvimento humano do país. Mas de saberes milenares e desconhecidos, seus objetos de palha que antes só serviam para guardar mantimentos viraram peças de decoração. Os chinelos de borrachas feito com sobras de pneus achado na estrada transformaram-se em joias. Os objetos são comercializados em todo país e a renda é  revertida para a comunidade.

 

 

 

Para mais informações acesse nosso código de acervo clique aqui.

Conte uma história sobre este link clicando aqui.

 

 

Referências:

Bopp B. Ele tranforma. Gol linhas aéreas inteligentes. 2015 mai; 94

Rosembaum[homepage internet] Coleção toca borracha[acesso em 15 de julho de 2015] Disponível em: http://www.rosenbaum.com.br/

 

 

 


cartaz biomas do brasil

O Museu da Vida tem gerenciado exposições que exploram diversos aspectos do artesanato, abrangendo uma ampla gama de temas. O museu oferece ainda aos visitantes uma visão abrangente e envolvente dessa forma de expressão cultural. Além disso, as exposições frequentemente apresentam o artesanato como uma manifestação da identidade e da história das comunidades, o que permite ao Museu da Vida oferecer uma experiência enriquecedora e educativa sobre o papel vital do artesanato na sociedade.

Abertura: 05/2015

nuvem 3