2014Muriti 12014muriti 2

2014muriti 3

 

 

 

 

 

2014muriti 4

Peças de Abaetetuba (PA)

Augusto Costa, artesão e coordenador da Pastoral da Criança, enviou alguns brinquedos – barco, cobra e aves que se movimentam – confeccionados com tala de miriti. As peças são da comunidade de Tauerá de Béja, da Paróquia São Paulo.

Já a obra intitulada “Ribeirinho”, confeccionada por Valdeli, reúne elementos característicos da Pastoral da Criança (logomarca e camiseta) a produtos naturais da região (urucum, açaí, farinha, andiroba, tucupi, cupuaçu, leite de amapá, mel, copaíba e castanha do Pará).

Confira a descrição que veio na etiqueta de identificação da peça:

“Confeccionado com tala de miriti, o brinquedo de Abaetetuba é testemunho do rico imaginário do homem da Amazônia. Conhecido como brinquedo do Círio, a todos encanta, a cada outubro, quando é comercializado nas ruas de Belém por ocasião dos festejos de Nossa Senhora de Nazaré. Atualmente, ultrapassa fronteiras e conquista o país, adquirindo novos significados”.

Valorização da diversidade

Além de valorizar o talento de membros das comunidades atendidas pela Pastoral da Criança, a proposta desse espaço do Museu da Vida é demonstrar a diversidade cultural existente entre as populações que compõem o Brasil. As peças e os diferentes materiais utilizados representam a riqueza do saber tradicional e popular, bem como os diversos contextos em que famílias e voluntários vivem.

 


cartaz biomas do brasil

O Museu da Vida tem gerenciado exposições que exploram diversos aspectos do artesanato, abrangendo uma ampla gama de temas. O museu oferece ainda aos visitantes uma visão abrangente e envolvente dessa forma de expressão cultural. Além disso, as exposições frequentemente apresentam o artesanato como uma manifestação da identidade e da história das comunidades, o que permite ao Museu da Vida oferecer uma experiência enriquecedora e educativa sobre o papel vital do artesanato na sociedade.

Abertura: 05/2015

nuvem 3